sexta-feira, 1 de junho de 2012

4. Aspectos do projecto mais próximos do movimento moderno


A obra de Siza Vieira é influenciada pela concepção de arquitectura orgânica de Frank Lloyd Wright, na Casa Alves Costa estão presentes alguns dos seus princípios. 

  • ·         “ O espaço interior como realidade” A obra é voltada para o interior e para a qualidade espacial das divisões, o temas central é o espaço.
  • ·         “ A planta livre”, a concepçao dos espaços é continua e flexível e determinada pela necessidade dos indivíduos.
  • ·         “ Unidade interior/exterior: a casa embebida na natureza” a casa não é alheia ao terreno, pelo contrário surge em função dele. É um projecto próprio para aquele terreno.
  • ·         “A casa como involucro”, a casa surge para abrigar os seus habitantes, escolhe a coa inferior do terreno para se proteger do vento e esconde-se da rua para a tornar intima e doméstica.

Nesta obra o arquitecto manda ainda pintar de branco toda a madeira de forma a excluir os pormenores criando uma imagem limpa de ornamentos.

                A Influência da arquitectura humanista de Alvar Aalto está também presente. Vimos anteriormente que toda a casa segue a intenção de criar espaço confortável e capaz que receber visitas. O projecto procura o espaço psicológicos dos seus habitantes, protegendo a sua privacidade e adaptando a escala das medidas humanas 

Sem comentários:

Enviar um comentário