sexta-feira, 1 de junho de 2012

1.contexto de intervenção e resposta projectual


A Casa Alves Costa está situada em Moledo do Minho, freguesia do concelho de Caminha, localização da foz do Minho perto da fronteira norte com Espanha é hoje uma estância balnear com uma certa exclusividade. Na altura da construção do projeto apresentava-se como um lugar bucólico de férias.
                O projeto nasce quando o crítico de cinema Alves Costas encomenda a Álvaro Siza um habitação de três quatros num loteamento junto à praia e ao pinhal.
A casa assume a forma de um “L” e segue a topografia local. Sem recorrer alterações significativas no terreno, o volume coloca-se na sua cota inferior criando um espaço exterior que é como que um prolongamento da casa.
É portanto uma casa voltada para o interior, protegendo-se do caminho. Siza explica que pensar uma casa perto da praia não implica necessariamente que esteja, ela, voltada para o mar – “ Seria horrível ver o mar todo o dia, queria criar um mundo à parte” 1
 Esta intenção extremamente clara vai determinar todo o projeto desde a sua implantação à forma como a escala humana é utilizada tornando a casa um espaço intimo e privado.

1-  1-    "Retazos de una conversacion com Alexandre Alves Costa"


Sem comentários:

Enviar um comentário